Regulamento Geral – Circuito do Ouro de Mountain Bike 2018

Desafio das Ladeiras – Mineiro de UP Hill

 

Serão seguidos os regulamentos e normas disciplinares da União Ciclística Internacional - UCI, Confederação Brasileira de Ciclismo - CBC e da Federação Mineira de Ciclismo - FMC e o que dispuser este REGULAMENTO PARTICULAR. Para mais detalhes, veja os regulamentos nestas entidades.

 

Prova: Circuito do Ouro de Mountain Bike 2018 e Desafio das Ladeiras – Mineiro de UP Hill;

 

Data: 10 /11/2018, as 19 horas, Mountain Bike Up Hill – Ouro Preto – Rua Diogo de Vasconcelos;

Dia 11/11/2018, as 9 horas, Mountain Bike XCP – Ouro Preto – Parque Natural Municipal das andorinhas;

 

O evento acontece na cidade mineira de Ouro Preto. A organização da prova e da Esporte em Ação e Clínica do Pedal com parceria da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e supervisão da Federação Mineira de Ciclismo.

O evento é válido pelo ranking da Federação Mineira de Ciclismo e a prova de Up Hill válida pela etapa única do Campeonato Mineiro de Up Hill.

Este regulamento de prova e especifico ao evento qualquer dúvida deve ser consultado o regulamento da UCI e interpretado pelo Comissário da FMC presente no evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 - Tipo de prova.
Será disputada em etapa única.

Mountain Bike XCP – Ouro Preto – Parque Natural Municipal das Andorinhas;

Mountain Bike Up Hill – Ouro Preto – Rua Diogo de Vasconcelos;

 

As categorias largarão separadamente por blocos, porém o alinhamento dentro de cada categoria será aleatório.

A categoria Elite (Masculino e Feminino) larga na frente das demais categorias.

 

 

2. Roteiro.

O roteiro de prova passa por todo o tipo de via, como trilhas, estradas pavimentadas e de terra, prevalecendo às leis de trânsito quando em vias públicas.

A organização da prova tem o direito de alterar o percurso da prova a qualquer tempo e conforme seu critério, sem aviso prévio, por questões de segurança.

 

Obs.: Na noite anterior ao evento vai acontecer o V Desafio das Ladeiras, válido pelo Campeonato Mineiro de Up Hill etapa única com uma pista que passa pelo centro histórico da cidade, sendo uma prova noturna em uma pista de 2k.

 

  • Mountain Bike XCP;

Percurso  35.600 Km

Obs.: Na noite anterior ao evento vai acontecer o V Desafio das Ladeiras, válido pelo Campeonato Mineiro de Up Hill etapa única com uma pista que passa pelo centro histórico da cidade, sendo uma prova noturna em uma pista de 2k (*).

(*)As medidas podem variar para mais ou menos.

 

           

3. Equipamentos.

3.1. Do piloto

O uso de capacete afivelado devidamente homologado é OBRIGATÓRIO

Ao competir, todos os corredores têm que usar uma camisa com mangas e uma bermuda. Entende-se por bermuda uma calça curta que termina acima dos joelhos. As camisas sem mangas são proibidas.

Não será permitido o uso de camisas de futebol ou qualquer outro esporte que não seja a camisa de ciclismo.

NÃO SERÁ PERMITIDO O USO DE CALÇA, PERNITO, MEIAS LONGAS OU DE COMPRESSÃO, QUALQUER MATERIAL COMPRESSIVO SEJA NO JOELHO OU COTOVELOS, APARELHOS ELETRÔNICOS, FONES DE OUVIDO, QUALQUER OBJETO QUE MODIFIQUE O EQUIPAMENTO OU O UNIFORME.

 

3.2. Da bike

As bikes são especificais e inspecionadas pelo comissário responsável, todos atletas tem que passar pela inspeção antes da prova.

 

 

4. Critérios de classificação – Ranking.

 

Todas as categorias serão classificadas de acordo com o menor tempo de prova.

A divulgação dos resultados será anunciada somente aos dez primeiros colocados em cada categoria na ocasião da premiação. As demais colocações, estarão disponíveis até quarta feira após cada etapa no site da FMC e o site oficial.

 

Ranking;

A pontuação do ranking será válida de acordo com a Federação Mineira de Ciclismo:

  • Atletas Filiados a FMC -  Ranking Mineiro.
  • Atletas não filiados não serão pontuados, mais poderão participar e subir ao pódio.

OBS: Só serão pontuadas as categorias oficiais.

 

 

5. Alimentação, logística e apoio particular.

Todos os corredores podem prestar entre si pequenas ajudas tais como cedência ou troca de comida, bebidas, chaves ou acessórios. O impulso/empurrão é proibido, sob pena de desclassificação da competição.

Todos os participantes deverão ser autossuficientes e serão eles mesmos os responsáveis pela comida e bebida ao longo da prova.

A organização indicará os pontos oficiais de apoio particular, onde será permitida a manutenção técnica. Os locais de apoio particular poderão ser anulados caso haja algum comprometimento de acesso ao local no que diz respeito à segurança dos bikers.

Apoio particular fora da área delimitada pela organização levará a desclassificação do atleta.

A organização vai estabelecer pontos de apoio de hidratação no percurso de acordo com as etapas.

Não será permitida a troca de bicicletas e rodas entre os ciclistas.

O atleta poderá prosseguir pelo percurso a pé, desde que sua bicicleta esteja presente (carregada, arrastada ou empurrada) pelo próprio atleta. Um atleta separado de sua bicicleta estará proibido de prosseguir pelo percurso da prova.

Todo equipamento que o atleta utilizar na prova poderá ser checado pela organização momentos antes da largada e ter seu uso vetado caso seja considerado impróprio ou de risco para a participação no evento.

O atleta poderá ser penalizado se o mesmo ou sua equipe sujarem os locais de parada ou o percurso da prova. É proibido aos corredores desfazer-se sem precaução de alimentos, bolsas, roupa, etc., qualquer que seja o lugar. O ciclista não deve lançar nada sobre a rua devem aproximar-se da margem da via e depositar nela seu objeto, a fim de garantir a segurança.

 

 

 

6. Seguro.

Todos os participantes estarão cobertos pelo seguro durante a competição.

 

Importante! Para que o seguro seja utilizado corretamente, não se esquecer de informar o CPF na ficha de inscrição e levar cópia xerox do mesmo no ato da retirada do kit e entrega da ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada.

 

7. Cancelamento da prova.

Em caso de cancelamento da prova por motivos de força maior (morte, acidente, condições meteorológicas, etc), os organizadores estarão isentos de qualquer tipo de indenização que não seja o remanejamento da taxa de inscrição para outra etapa ou evento realizado pela empresa.

 

8. Regras e punições.

8.1. É proibido jogar lixo de qualquer espécie na pista ou em áreas públicas. Será delimitado dentro do percurso áreas para descarte do lixo. Sendo até 300m após os pontos de hidratação.  

8.2. Obedecer à orientação dos staffs, cabendo desclassificação sem aviso prévio.

8.3. Após da vistoria não será permitido à saída da bike do hall de largada, salvo com autorização da organização.
8.4. Qualquer operação de resgate executada pelo apoio do próprio competidor levará a desclassificação.

8.5. É responsabilidade de cada participante ter um convênio médico para a assistência e cobertura financeira em caso de acidente. As equipes de apoio da organização que trabalham no evento prestarão somente os primeiros socorros e encaminhamento do acidentado pra um hospital mais próximo. A partir daí termina a responsabilidade. Todas as despesas médico-hospitalares correrão por conta do atleta acidentado. (Seguro cobrirá as despesas médicas até o valor de R$ 5.000,0, sendo negociado exclusivamente com a operadora do seguro)

8.6. A organização não se responsabiliza por objetos dos atletas esquecidos e/ou deixados sob a responsabilidade dos Staffs ou qualquer outra pessoa relacionada ao evento.

8.7. Não será devolvido em hipótese alguma o valor pago pela inscrição.

 

Categoria DUPLA: No caso da categoria de Duplas, os atletas poderão se ajudar usando apenas as mãos para puxar ou empurrar. O uso de qualquer artifício como CORDA ou CAMARA DE AR entre outros, desclassifica a dupla. A sua passagem só será validada mediante o registro do segundo membro, independentemente de estarem juntos ou não. O tempo final de prova será determinado pelo horário de passagem do último componente.

Não será permitido o uso da bicicleta tipo TANDEM, destinada apenas para atletas deficientes visuais.

 

 

O regulamento que prevalece e o oficial da confederação Brasileira de Ciclismo e UCI, sendo que o representante legal será o responsável por interpretar o mesmo e julgar qualquer ato técnico de atletas e equipes de apoio.

 

Recursos

Somente serão aceitos recursos escritos, entregues à organização durante a prova e até 15 minutos após a divulgação oficial de resultados, mediante o pagamento da taxa de R$ 100,00. O valor será devolvido caso o recurso seja procedente. Os recursos serão julgados pela Organização do evento juntamente com o Comissário da FMC.

 

 

9. Chegada e Sinalização

A chegada oficial será na entrada no funil onde terá uma placa indicativa com a palavra "CHEGADA" placas de Falta 3km, 2km, 1km e 500m e um fiscal para supervisionar.

A Sinalização da pista serão elaboradas por Bumps, placas indicativas, bandeiras de sinalização fixada ao solo, sinalização de chão, telas e colchões em locais de relevante perigo.

 

Bandeira de sinalização fixada ao solo:

  • Bandeira Branca -  Passagem;
  • Bandeira amarela -  atenção;
  • Bandeira vermelha -  PERIGO;
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10. Categorias e premiação.

Serão respeitadas todas as categorias oficiais da Confederação Brasileira de Ciclismo CBC, sendo criadas categorias amadoras e promocionais a atleta local para incentivar o esporte em todos os âmbitos profissional e amador.

A premiação será elaborada com troféus e valores em espécie para os três primeiros das categorias oficiais e medalha do quarto ao quinto colocado. (a premiação em espécie somente para categorias com idade superior a 18 anos – conferir o item premiação na página 6 e categorias pré-estabelecidas no cronograma de premiação).

As categorias amadoras e promocionais com troféus e brindes para os três primeiros de todas as categorias e medalha do quarto ao quinto colocado.

Todos os atletas ao cruzarem a linha de chegada receberão uma medalha de participação.

Caso tenha menos de cinco inscritos na categoria os atletas passarão para a categoria imediatamente superior sem que haja acumulo de premiação.

 

 

Elite Masculino

Pelotão A

19 Acima

Nasc. 1999 anos anteriores

 

Elite Feminino

Pelotão A

19 Acima

Nasc. 1999 anos anteriores

 

Sub-30 Masculino

Pelotão A

23 A 29 anos

NASC. EM 1995 A 1989

 

Junior Masculino

Pelotão A

17 A 18 ANOS

NASC. EM 2001 A 2000

 

Junior Feminina

Pelotão A

17 A 18 ANOS

NASC. EM 2001 A 2000

Juvenil Masculino

Pelotão B

15 A 16 ANOS

NASC. EM 2003 A 2002

Juvenil Feminina

 

Infanto – Juvenil Masculino

Pelotão B

12 A 14 ANOS

NASC. EM 2006 A 2004

Máster A1 30 a 34 Masculino

Pelotão A

30 A 34 ANOS

NASC. EM 1988 A 1984

Máster A2 35 a 39 Masculino

Pelotão A

35 A 39 ANOS

NASC. EM 1983 A 1979

Máster B1 40 a 44 Masculino

Pelotão A

40 A 44 ANOS

NASC. EM 1978 A 1974

Máster B2 45 a 49 Masculino

Pelotão A

45 A 49 ANOS

NASC. EM 1973 A 1969

Over 50 Masculino

Pelotão B

50 Anos acima

NASC. 1964 E ANOS Anteriores

 

 

  • Categorias válidas pelo ranking FMC

 

CATEGORIAS AMADORAS

 

Portadores de Necessidades Especiais PNE

Pelotão B

 

Dupla Mista

Pelotão B

 

Dupla D1

Pelotão A

Soma das idades igual ou inferior a 50 anos

 

Dupla D2

Pelotão B

Soma das idades igual ou superior a 51 anos

 

Expert  

Pelotão B

17 A 29 anos

NASC. 2001 a 1989

 

Cadete

Pelotão B

30 Acima

NASC. 1988 E ANOS Anteriores

 

Turismo Feminino

Pelotão B

 

Peso Pesado

Acima de 95kg

 

 

 

- A REFERÊNCIA USADA PARA O CÁLCULO DAS IDADES É O DIA 31/12/2018.

ATENÇÃO > PARA PARTICIPAR DAS CATEGORIAS ELITE (masculina ou feminina) E JUNIOR (MASCULINA E FEMININA) , OS ATLETAS DEVERÃO ESTAR FILIADOS A ESTAS CATEGORIAS OU SERÃO REMANEJADOS A UMA CATEGORIA DE FAIXA ETÁRIA EQUIVALENTE A SUA.

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11. Kit atleta.

Todos os atletas inscritos têm direito do seguinte kit inscrição.

Mapa do trajeto, informativo da prova, numeral, isotônico e sacola.

 

12. Inscrições e valores.

As inscrições devem ser feitas através do site oficial do evento ou site da FMC ou nos postos de inscrição, somente até a data pré estabelecida pela organização.

 

 

12. Inscrições e valores.

As inscrições devem ser feitas através do site oficial do evento ou site da FMC ou nos postos de inscrição, somente até a data pré estabelecida pela organização.

 

 Lote Especial

 

Até primeiro de julho

Filiados a FMC

R$ 40,0

Não Filiados

R$ 50,0

 

 

13. Termo de responsabilidade.

Todos os participantes ao se inscrever estão automaticamente concordando com todas as regras acima.

 

 

 ***Para Retirada dos kits; (Obrigatório a doação de 2 kg de alimento não perecível, exceto sal e fúbá)

Fique atento as provas que acontece aos sábados antes das provas especiais, ficar atento a programação divulgada no site oficial do evento. (Desafio das Ladeiras, Válido pelo campeonato Mineiro de Up Hill)

 

15. Informações extras.

 Todas as informações extras do evento estão na pagina oficial do evento, como cronograma de prova, valores de premiação, inscrição, valores das inscrições, altimetria, pontos de hidratação e apoio, tipo de sinalização e outros relacionado ao evento.

Site oficial: www.esporteemacao.com.br

Site FMC: www.fmc.org.br

Email de Contato: eventos@esporteemacao.com.br

Telefone de contato: 31 984118712